O BAIRRO
O bairro Engenheiro Goulart, localizado na Zona Leste de São Paulo, recebeu este nome em homenagem ao engenheiro responsável pela criação da estação Central do Brasil, uma das estações mais conhecidas no país.
As primeiras moradias do bairro surgiram no início do século XX, quando a estação ferroviária, também nomeada de Engenheiro Goulart, foi construída e se tornou referência na região. Os primeiros moradores foram imigrantes italianos, portugueses espanhóis e principalmente os japoneses.
Inicialmente a região possuía pequenas chácaras que serviam para abastecer a cidade com produtos de granja, horta e pomares. Em 1925 surgiu o primeiro loteamento e o local passou a se chamar Vila Vampré, posteriormente vieram Vila Silvia e Vila Suburbana e o atual nome foi adotado em 1932.
Em 1982 foi inaugurado o principal ponto turístico do bairro, o Parque Ecológico do Tietê. Com cerca de 14 milhões de metros quadrados é considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, o parque que serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja inundações na região metropolitana, além de aproveitar a área para atividades de lazer, recreativas e culturais.
O parque possui um Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, há também estrutura para realização de trilhas em meio a natureza, campos de futebol e quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueira, playgrounds, aluguel de bikes e pedalinhos, lanchonetes, entre outros.
Em 1992 foi inaugurado o Teatro Flávio Império o teatro foi objeto de grande importância para o bairro. No período entre os anos de 2005 a 2015, o teatro foi fechado, mas felizmente os moradores da região realizaram diversos manifestos para que o projeto de reforma não fosse "esquecido" pela prefeitura da cidade este foi revitalizado e hoje há diversas atividades culturais para a população.
O Museu do Tietê, localizado dentro do parque ecológico e inaugurado em 1999, é outro ponto turístico importante para o bairro, pois ele conta a história de um dos principais rios da cidade de São Paulo, como suas águas já serviram de transporte para os bandeirantes, no século 18 e posteriormente, nas décadas de 1920 e 1930, chegou a ser palco de competições de esportes náuticos, como o remo.
O bairro Engenheiro Goulart, atualmente permanece sendo um bairro mais residencial, porém com uma história e atrativos turísticos valiosos para a cidade de São Paulo.